8 dicas sobre produção de conteúdo para redes sociais

Posted on Posted in Blog
Conquistar likes e seguidores nas redes sociais é fácil. Basta investir em alguns anúncios e pronto. Mas o real objetivo de qualquer marca é criar um relacionamento duradouro com as pessoas através da produção de conteúdo nas redes sociais. Para isso, as marcas precisam se portar como amigos próximos e seguir algumas regras importantes que listamos a seguir. São 8 dicas que te auxiliarão a construir um bom relacionamento com seu público e obter um bom engajamento nas redes sociais.

1. Conheça seu público

Sim, começaremos pelo ponto mais obvio. A intenção deste post é te ensinar algumas dicas sobre produção de conteúdo para redes sociais e não existe dica mais importante do que esta. Seja para trabalhar o marketing digital, marketing de conteúdo, inbound marketing ou apenas algumas técnicas de social media, conhecer seu público é essencial para o sucesso de qualquer estratégia. Definir suas personas (representações simplificadas dos clientes ideais de sua empresa) garantirá que todos os conteúdos desenvolvidos por você e sua equipe estarão de acordo com o que seu público quer ver e tem interesse. Acesse este post para compreender mais sobre o conceito de personas.  

2. Fale a língua do seu público

Tão essencial quanto conhecer seu público-alvo, compreender a maneira como ele se comunica é importantíssimo para que sua mensagem seja recebida da maneira que você deseja. Cada empresa possuirá diferentes formas de abordar seus assinantes. Por exemplo, você não vai conversar da mesma maneira com um empresário e com um jovem estudante. Cada uma destas pessoas entendem e se identificam com um tipo de linguagem diferente. Compreenda quem é seu público, a maneira como eles se comunicam e como é que você deve abordá-los.

3. Se coloque no lugar do seu público

Na hora de postar qualquer conteúdo, se coloque no lugar da sua audiência e se pergunte:
  • O que eu ganho com este conteúdo?
  • Este conteúdo é útil para mim?
  • A postagem contém algo que possa me auxiliar a resolver algum problema?.
Este exercício parece simples mas é muito importante. Ao tentar responder esta pergunta com os olhos do seu público, você consegue produzir conteúdos mais atraentes e que vão gerar maior engajamento de seus seguidores. Aposte na curadoria de conteúdo para compartilhar materiais relevantes.

4. Mantenha uma comunicação aberta com seus seguidores

Faça perguntas, peça a opinião e escute tudo que o seu público falar para você ou de você. Permitir que exista esta interação entre sua marca e os seguidores te auxilia a criar um bom relacionamento com sua audiência e ainda permite que você consiga ter novas ideias sobre conteúdos que podem ser uteis. Então, sempre que postar algum artigo no Twitter, Facebook, Linkedin ou outra rede social, pergunte o que seu público acha. Incite uma discussão. Além do seu público se sentir incluído, ele estará mais disposto a interagir com você.

5. Crie conteúdo sobre medida para cada plataforma

Esta dica vai para você que posta o mesmo conteúdo, da mesma maneira, em todas as redes sociais. Copiar e colar um texto ou imagem em diferentes lugares pode não ser uma ideia tão boa. Cada rede social tem um formato de conteúdo que engaja mais. Postar conteúdos únicos e exclusivos em plataformas diferentes garante que seu conteúdo será entregue da melhor maneira possível para seus seguidores. Utilize imagens, vídeos, podcasts e quaisquer outros formatos que façam sentido para seu público e as redes sociais que você utiliza.

6. Invista em formatos diferentes

Variar o formato do conteúdo que você produz é uma ótima maneira de chamar a atenção e ganhar relevância. Quanto mais você diversificar sua mensagem, menos as pessoas vão se entediar e mais elas vão s/e engajar com você. Inclua imagens, ilustrações ou até vídeos nas mensagens de texto. O Twitter, por exemplo, valoriza muito os conteúdos imagéticos. Já o Facebook tem dado ótimos resultados para conteúdo em vídeo.  

7. Gamifique seu conteúdo

Gamificação é o ato de transformar um conteúdo em uma experiência, em um jogo. É entregar algo divertido que une diversas plataformas e formatos para oferecer uma experiência interativa e interessante para seu público. Este tipo de ação garante um ótimo grau de interatividade e é capaz de envolver seu público de uma forma única.

8. Seja humano

Quando for responder uma mensagem no Facebook, um tweet ou um comentário no LinkedIn, lembre-se de não ser um robô. Haja como uma pessoa e não apenas como um perfil empresarial. Seja educado, cordial e lembre-se de mostrar que você está ali para auxiliar seu público. Ter este tipo de relacionamento com sua audiência garantirá que sua página seja bem vista pelos seus seguidores. Algumas empresas levam esta dica tão a sério que criaram personagens para suas páginas. Ótimos exemplos são os perfis do PontoFrio e Magazine Luiza no Facebook. Fonte: http://marketingdeconteudo.com/producao-de-conteudo-para-redes-sociais/

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.