Blog

Empresas brasileiras apostam no Coaching para desenvolver pessoas e alavancar resultados

A disputa por um emprego torna-se cada vez mais acirrada, principalmente em um período de crise como o que estamos vivendo. Mas, se de um lado a procura é grande, do outro, as empresas encontram certa dificuldade em encontrar profissionais qualificados e que sejam comprometidos com o que fazem. Por causa disso, cada dia mais as organizações apostam em formas de gestão que abordem o desenvolvimento de seus colaboradores em relação ao perfil técnico e comportamental, pois compreendem a necessidade de valorizar as pessoas para alavancar seus resultados.

Atualmente, uma das ferramentas mais utilizadas no desenvolvimento de pessoas é o Coaching, que funciona como um treinamento para que o indivíduo consiga extrair de si mesmo suas melhores qualidades e usá-las em prol de um determinado objetivo, seja ele em uma empresa ou no âmbito pessoal.

De acordo com a especialista com quatro certificações internacionais em Coaching, Mara Suassuna, o maior capital das organizações é o ser humano e é nele que a empresa deve investir. O método trabalha com o autoconhecimento e, diferente de um mentor, o Coach – pessoa responsável por aplicar o Coaching – oferece suporte para o indivíduo mudar o que almeja e o auxilia no direcionamento de suas atitudes.

No Brasil, a técnica vem sendo cada vez mais utilizada pelas organizações para alcançar melhores índices de desempenho entre seus colaboradores. De acordo com uma pesquisa feita com seis mil profissionais de 12 países pela empresa global de recrutamento Robert Half, 77% dos profissionais brasileiros entrevistados apontam a aplicação do Coaching pelo gestor direto como uma estratégia que melhora os resultados no trabalho. Nos outros países que participaram do estudo, o dado foi menor: 55% dos profissionais acreditam na eficácia do método.

 

Especialização

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de pessoas e com a formação de profissionais qualificados, o Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) inaugura em Goiânia, no dia 11 de setembro de 2015, a primeira turma do MBA Master Coach. O curso vai abordar desde a fundamentação teórica até as disciplinas que constituem as bases comportamentais como Psicologia Positiva, Programação Neurolinguística, Neurocoaching, entre outros.

“Os alunos terão uma formação diferenciada com 480 horas dividida em módulos e com bagagem para atuar nas diversas áreas do Coaching. Além da qualidade do corpo docente e da matriz de disciplinas”, avalia a coordenadora do curso, Mara Suassuna. A pós-graduação é voltada a profissionais de diversas áreas que atuam como executivos, líderes e gestores de empresas que queiram desenvolver suas equipes e coaches (treinadores).

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.